segunda-feira, 13 de abril de 2009

Protocolo Verde


By: Janusz Leszczynski - http://www.flickr.com/photos/januszbc/

A Febraban - Federação Brasileira de Bancos aderiu recentemente ao Protocolo de Intenções pela Responsabilidade Socioambiental, mais conhecido como Protocolo Verde. Trata-se de um passo importante na luta pela valorização de políticas sustentáveis.

De acordo com o Protocolo Verde, além de comprometer-se a promover o consumo sustentável de recursos naturais em seus processos internos, os bancos privados deverão incorporar critérios socioambientais ao processo de análise e concessão de créditos para projetos de investimentos.

O Protocolo Verde é resultado da recomendação contida em Relatório de Grupo de Trabalho instituído pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso para "elaborar proposta de diretrizes, estratégias e mecanismos operacionais, para a incorporação da variável ambiental no processo de gestão e concessão de crédito oficial e benefícios fiscais às atividades produtivas" (Decreto de 28 de abril de 1995).

Referido Grupo contou com representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, da Fazenda, do Planejamento e da Agricultura, bem como do Ibama, do Banco Central, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste do Brasil, Banco da Amazônia e do BNDES. Já em 1995, o Relatório havia sinalizado a necessidade das instituições financeiras privadas também incorporarem a variável ambiental na gestão e concessão de seus créditos. Todavia, somente agora, com a ampliação cada vez maior do movimento pró sustentabilidade, foi possível obter o apoio de um dos setores mais importantes de nossa economia.

Nenhum comentário :

AddThis